Páginas

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Prefeitura de Santa Izabel realiza sessão itinerante do Cineclube Palace na comunidade de Tacajós.

"Olá, Santa Izabel!

Na última sexta-feira, 24 de maio, a Prefeitura de Santa Izabel, realizou uma sessão itinerante do Cineclube Palace na comunidade de Tacajós.

Os alunos da escola Pólo Municipal de Tacajós e moradores da comunidade tiveram a chance de prestigiar nosso cinema paraense e mundial assistindo a animação “A Onda, Festa na Pororoca” e ao filme “O Garoto” de Charles Chaplin.

Agradecemos a colaboração da Diretora Marivanda do Rosário, do Professor Angácio Júnior e de toda a equipe da escola.

É a Santa Izabel da mudança levando conhecimento, cultura e entretenimento para a zona rural izabelense!"


Fonte: Prefeitura Municipal de Santa Izabel do Pará

quinta-feira, 30 de maio de 2013

2º Metal In SIP - 17 de Agosto

Preparem-se para mais uma noite destruidora em Santa Isabel do Pará!
Na Casa de Shows Na Balada, inicio as 18 horas.
Dessa vez o Metal In SIP trás para vocês 2 bandas locais: Banda Utópolis e Metaddona e 3 bandas de Belém: Death Everywhere, Retaliatory e Inferno nuclear.
Ingressos: 1º lote Apenas 5 reais, 2º lote 7 reais e na portaria 10 reais.
Fonte: Metal In SIP



segunda-feira, 27 de maio de 2013

Programa Artitude na Rádio Aquárius FM 87,9 está de volta!

No início do ano passado o Projeto Artitude, realização de Camila França e Dayvid Cristian, teve um programa de grande sucesso na Rádio Aquárius FM de Santa Izabel.

Luiz Augusto, Mouze Ribeiro e Emanuel Sodré animaram os domingos izabelenses com muita música, informação e debates com os mais variados temas. Alguns desses programas podem ser conferidos no formato podcast aqui e aqui.

Agora anunciamos que o Programa Artitude está de volta para alegrar sua noite de domingo. Aguardem...


domingo, 26 de maio de 2013

Nossa cidade nunca deixou de fazer arte, é claro que a forma que o povo expressa seus dons varia bastante devido as nossas influências, nosso acúmulo, nosso estado de espírito e nossa conjuntura. Cada dia que passa cresce nos izabelenes uma vontade de cantar, escrever, pintar, filmar, dançar e, em decorrência disso, registrar nossa criatividade, transformar nossa cidade cultural e socialmente. Em minha opinião, cultura e arte são hábitos que te enobrecem, que te fazem refletir e crescer como ser humano. E o artista nisso tudo é o grande mártir que se sacrifica para que sua mensagem chegue a quem precisa e transforme esse receptor de maneira positiva. Por isso, às vezes, discordo quando alguém fala que uma coisa é arte, quando a premissa desta “arte” é substituir o artista por um programa de computador, por exemplo. O princípio da alquimia é a lei da troca equivalente. Se você quer uma coisa, primeiro deve estar preparado para sacrificar algo de mesmo valor em troca. Para transmutar uma cidade rica em cultura, é preciso saber do que é feito uma cidade rica em cultura. Para construir é preciso saber do que é feito e como é feito, e para desconstruir também. Promover desconstrução é estupidez quando não se tem domínio sobre o que se propõe desconstruir. Estamos caminhando para uma explosão cultural que nossa cidade jamais vivenciou, Muitas pessoas sabem disso, e estão chegando de outras cidades aqui, com boas e más intenções. Uns vão ajudar a promover, orientar e levar para fora as boas notícias daqui. Mas outros estão se aproximando para se promover, cansados de ser “mais um” de onde vieram. Querem ser os pioneiros, querem dizer que estavam aqui quando aconteceu. Até aí, o caráter das pessoas nada tem haver, mas quando começam a desmerecer as conquistas do nosso povo, diminuir o significado de nossas vitórias para engradecer as deles, prejudica quem está batalhando aqui para ser reconhecido. Certo dia li uma frase que dizia: “A maior ambição do homem é colher aquilo que nunca plantou.” Faria muito sentido se quem falasse não fosse tão hipócrita. Aliás temos que lidar com isso também, aqueles que se apropriam dos pensamentos, indagações e reflexões do próximo para criar algo para se promover, algo que até faz sentido, se não fosse dito por alguém tão hipócrita, que vai contra tudo o que prega.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Sarau Cultural Artitude está de volta mostrando o que há de melhor em Santa Izabel do Pará



O Artitude retorna com seus trabalhos mostrando continuidade no que faz. Camila França, Dayvid Cristian e Emanuel Sodré realizaram no dia 11 de Maio o IV Sarau Cultural Artitude repleto de novidades e atrações; Feira de Artesanato com os artistas plásticos conhecidos como: Taty, Manoel e Lúcia Sodré. Aconteceu também o Torneio de Xadrez Artitude que contou com a participação de vários municípios vizinhos, teve também o Cineclube com os trailers das próximas produções dos cineastas izabelenses Renato Ribeiro e Jorge Soares, venda de comidas típicas com Seu Alberto e os deliciosos bombons da Moema Doce. O evento contou também com a presença dos escritores e poetas izabelenses Minervina de Lourdes, Alex Bruno, Fábio Menezes, Itamar Ribeiro, e a pequena Luciana Alves além do lançamento do aguardado livro do Izabelense Luiz Augusto chamado: “Grão de Areia - Política, Memória, Sentimento”. Rolou também um show com as bandas Extrato Acústico, Bel’Art Bovarie, Bruce e Utópolis. Os agente culturais de nossa cidade compareceram em peso, engrandecendo ainda mais o evento que já se tornou parte do calendário cultural de nossa cidade!

O IV Sarau Cultural Artitude foi uma realização do Projeto Artitude, com Camila França, Dayvid Cristian e Emanuel Sodré e teve o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Izabel do Pará e Underline_Studios. Com patrocínio de: Açaí Grill, Jorge Soares Produções, Ethos Comunicação e vereadores: Henrique Alexandre, Rogério Sousa e Antônio Carlos.

Segundo os produtores do evento, o espaço está aberto nos próximos Saraus para todos os artistas de Santa Izabel mostrarem seu trabalho seja qual for sua linguagem. Falando nisso, o próximo evento será o lançamento do Site Artitude, com notícias sobre editais, projetos e eventos culturais, videocast, webséries, podcast, entrevistas, promoções e muito mais! O projeto também tem planos de lançar uma revista cultural com poemas, crônicas, entrevistas, matérias e tudo o que rola na cena cultural da região.

Histórico do Artitude:

O Projeto Cultural Artitude foi criado por dois jovens amigos, Camila França e Dayvid Cristian, e pretende proporcionar aos moradores de Santa Izabel do Pará um importante espaço onde possam expressar seus talentos e dotes artísticos. Os eventos do Artitude têm como principal objetivo resgatar uma importante etapa cultural da cidade, privilegiar artistas e possibilitar que seus trabalhos possam ser divulgados, valorizando também a cultura izabelense e todas as suas riquezas. A meta é trazer apresentações com novidades para a cidade, preservando a essência das suas construções, proporcionando um clima para se ouvir uma boa música e bons espetáculos e levar ao público a busca por um resgate cultural. Sempre dialogando com o Poder Público cobrando e oferecendo soluções para o desenvolvimento da cultura na cidade. A proposta do Artitude é difundir e promover um verdadeiro encontro da cultura izabelense, onde serão abordadas todas as linguagens como: arte visual, artesanato, música, dança, teatro, meio ambiente, através de saraus culturais, festivais e outros eventos na praça. Sempre com um foco, que é valorizar os trabalhos artísticos e investir na educação dos jovens. Artitude não é um grupo político ou de qualquer outra espécie. Artitude é agir em nome da arte.

O Projeto Artitude foi criado no final de 2011 e iniciou seus trabalhos no início de 2012 com os Saraus Culturais. O primeiro Sarau contou com alguns convidados como: Marcos Quinan, escritor paraense e secretário da Lei Semear, e os escritores: João Bosco Maia e Antônio Juraci Siqueira, que falaram de suas obras e da importância da cultura. As bandas BonSalvage, Tábita Veloso e os Forjadores, Utópolis e On The Road foram as atrações musicais. Edward Hungria, Camilla Gomes e Brenda Venina na Fotografia, Emanuel Sodré e Mouze Ribeiro no Cinema, Kátia Fagundes (Da Tribo Produtos Artezanais), Patrícia Marques (Toy ART), Fabrício Pontes (Caricaturista), Cosp Tinta (ED Paulo, Grafitte, Arte de Rua). O Sarau Cultural Artitude foi idealizado por Dayvid Cristian e Camila França, e também foi produzido por Camilla Gomes, Edward Hungria, Emanuel Sodré e Mouze Ribeiro.

O II Sarau contou com alguns convidados como o escritor João Bosco Maia, Banda BonSalvage que esteve em Santa Izabel pela segunda vez, Banda On the Road e pela primeira vez na cidade a Banda Gramofolk (Castanhal). Fabrício Pontes (Caricaturista) também deu seu show fazendo uma caricatura do vocalista da Banda BonSalvage, João Cirilo, ao vivo. A historiadora e escritora, professora Minervina de Lurdes contribuiu com uma exposição de fotos históricas da cidade e falou da sua relação com a história da cidade. O evento também contou com apresentação de dança com um grupo de Benevides e não poderíamos nos esquecer de mencionar o extraordinário mágico Margarito de La Cloaca que fez o maior sucesso.

O III Sarau contou com a escola de danças Carol Akel, que hipnotizou todos com a belíssima dança do ventre. O dançarino conhecido como Léo Áquila também apresentou um número de dança. Emanuel Sodré e Mouze Ribeiro exibiram curtas izabelenses mostrando a força do cinema. Vários artistas plásticos izabelenses também tiveram a oportunidade de expor seu trabalho, como Lúcia Sodré e Carlos Roberto (Artista Plástica). A Banda Utópolis deu um show animando todo mundo com suas belas e bem trabalhadas músicas autorais. E para encerrar a noite o evento contou com a grande Banda Metaddona que marcou o retorno da cena metaleira izabelense com uma apresentação inesquecível.

O Projeto Artitude também teve um programa de rádio e um Podcast que fez muito sucesso levando música de qualidade e entrevistas com artistas e agente culturais e sociais. Além disso o Projeto Artitude foi parceiro no I Festival Cultural da Vila de Caraparu, evento que mostrou a força cultural desse distrito e que revelou o quanto ainda podem fazer pelos artistas da de Santa Izabel do Pará.

O Artitude também levou sua mensagem para os gestores de nossa cidade, abrindo diálogo sobre a colaboração do poder público com a causa cultural. Dessas discussões se iniciou a luta pela criação de um fundo municipal de cultura e de um conselho municipal de cultura, além de uma casa de cultura.






sexta-feira, 3 de maio de 2013

Lançamento do Livro "Grão de Areia - Política Memória Sentimento do Izabelense Luiz Augusto

Grão de Areia
Política Memória Sentimento é o um livro que esboça uma fotografia emocional de certos aspectos da cultura humana e física do município de Santa Izabel do Pará.
Ao longo das páginas você encontrará não uma historicidade acadêmica. Mas estórias e histórias emotivas e pessoais pluribiográficas. A combinação literária e a linguagem dinâmica dão aos que leem uma sensação de fluxo afluente, como ocorre com as marés.
Além disso, o livro publica um novo movimento estético cultural.
– O IZABELISMO
Alicerçado na cidadania, no sentimento e no pertencimento a cidade izabelense e a liberdade da expressividade cultural do ser humano.
É um convite suave à reflexão política e uma oportunidade de calibrar a mente em alguns momentos da História da cidade dos igarapés.
Um livro imperdível!

O Lançamento do Livro será no 4º Sarau Cultural Artitude, que acontecerá dia 11 de Maio apartir das 16 horas na Escola Silvio Nascimento.