O Artitude retorna com seus trabalhos mostrando continuidade no que faz. Camila França, Dayvid Cristian e Emanuel Sodré realizaram no dia 11 de Maio o IV Sarau Cultural Artitude repleto de novidades e atrações; Feira de Artesanato com os artistas plásticos conhecidos como: Taty, Manoel e Lúcia Sodré. Aconteceu também o Torneio de Xadrez Artitude que contou com a participação de vários municípios vizinhos, teve também o Cineclube com os trailers das próximas produções dos cineastas izabelenses Renato Ribeiro e Jorge Soares, venda de comidas típicas com Seu Alberto e os deliciosos bombons da Moema Doce. O evento contou também com a presença dos escritores e poetas izabelenses Minervina de Lourdes, Alex Bruno, Fábio Menezes, Itamar Ribeiro, e a pequena Luciana Alves além do lançamento do aguardado livro do Izabelense Luiz Augusto chamado: “Grão de Areia - Política, Memória, Sentimento”. Rolou também um show com as bandas Extrato Acústico, Bel’Art Bovarie, Bruce e Utópolis. Os agente culturais de nossa cidade compareceram em peso, engrandecendo ainda mais o evento que já se tornou parte do calendário cultural de nossa cidade!
O IV Sarau Cultural Artitude foi uma realização do Projeto Artitude, com Camila França, Dayvid Cristian e Emanuel Sodré e teve o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Izabel do Pará e Underline_Studios. Com patrocínio de: Açaí Grill, Jorge Soares Produções, Ethos Comunicação e vereadores: Henrique Alexandre, Rogério Sousa e Antônio Carlos.
Segundo os produtores do evento, o espaço está aberto nos próximos Saraus para todos os artistas de Santa Izabel mostrarem seu trabalho seja qual for sua linguagem. Falando nisso, o próximo evento será o lançamento do Site Artitude, com notícias sobre editais, projetos e eventos culturais, videocast, webséries, podcast, entrevistas, promoções e muito mais! O projeto também tem planos de lançar uma revista cultural com poemas, crônicas, entrevistas, matérias e tudo o que rola na cena cultural da região.
Histórico do Artitude:
O Projeto Cultural Artitude foi criado por dois jovens amigos, Camila França e Dayvid Cristian, e pretende proporcionar aos moradores de Santa Izabel do Pará um importante espaço onde possam expressar seus talentos e dotes artísticos. Os eventos do Artitude têm como principal objetivo resgatar uma importante etapa cultural da cidade, privilegiar artistas e possibilitar que seus trabalhos possam ser divulgados, valorizando também a cultura izabelense e todas as suas riquezas. A meta é trazer apresentações com novidades para a cidade, preservando a essência das suas construções, proporcionando um clima para se ouvir uma boa música e bons espetáculos e levar ao público a busca por um resgate cultural. Sempre dialogando com o Poder Público cobrando e oferecendo soluções para o desenvolvimento da cultura na cidade. A proposta do Artitude é difundir e promover um verdadeiro encontro da cultura izabelense, onde serão abordadas todas as linguagens como: arte visual, artesanato, música, dança, teatro, meio ambiente, através de saraus culturais, festivais e outros eventos na praça. Sempre com um foco, que é valorizar os trabalhos artísticos e investir na educação dos jovens. Artitude não é um grupo político ou de qualquer outra espécie. Artitude é agir em nome da arte.
O Projeto Artitude foi criado no final de 2011 e iniciou seus trabalhos no início de 2012 com os Saraus Culturais. O primeiro Sarau contou com alguns convidados como: Marcos Quinan, escritor paraense e secretário da Lei Semear, e os escritores: João Bosco Maia e Antônio Juraci Siqueira, que falaram de suas obras e da importância da cultura. As bandas BonSalvage, Tábita Veloso e os Forjadores, Utópolis e On The Road foram as atrações musicais. Edward Hungria, Camilla Gomes e Brenda Venina na Fotografia, Emanuel Sodré e Mouze Ribeiro no Cinema, Kátia Fagundes (Da Tribo Produtos Artezanais), Patrícia Marques (Toy ART), Fabrício Pontes (Caricaturista), Cosp Tinta (ED Paulo, Grafitte, Arte de Rua). O Sarau Cultural Artitude foi idealizado por Dayvid Cristian e Camila França, e também foi produzido por Camilla Gomes, Edward Hungria, Emanuel Sodré e Mouze Ribeiro.
O II Sarau contou com alguns convidados como o escritor João Bosco Maia, Banda BonSalvage que esteve em Santa Izabel pela segunda vez, Banda On the Road e pela primeira vez na cidade a Banda Gramofolk (Castanhal). Fabrício Pontes (Caricaturista) também deu seu show fazendo uma caricatura do vocalista da Banda BonSalvage, João Cirilo, ao vivo. A historiadora e escritora, professora Minervina de Lurdes contribuiu com uma exposição de fotos históricas da cidade e falou da sua relação com a história da cidade. O evento também contou com apresentação de dança com um grupo de Benevides e não poderíamos nos esquecer de mencionar o extraordinário mágico Margarito de La Cloaca que fez o maior sucesso.
O III Sarau contou com a escola de danças Carol Akel, que hipnotizou todos com a belíssima dança do ventre. O dançarino conhecido como Léo Áquila também apresentou um número de dança. Emanuel Sodré e Mouze Ribeiro exibiram curtas izabelenses mostrando a força do cinema. Vários artistas plásticos izabelenses também tiveram a oportunidade de expor seu trabalho, como Lúcia Sodré e Carlos Roberto (Artista Plástica). A Banda Utópolis deu um show animando todo mundo com suas belas e bem trabalhadas músicas autorais. E para encerrar a noite o evento contou com a grande Banda Metaddona que marcou o retorno da cena metaleira izabelense com uma apresentação inesquecível.
O Projeto Artitude também teve um programa de rádio e um Podcast que fez muito sucesso levando música de qualidade e entrevistas com artistas e agente culturais e sociais. Além disso o Projeto Artitude foi parceiro no I Festival Cultural da Vila de Caraparu, evento que mostrou a força cultural desse distrito e que revelou o quanto ainda podem fazer pelos artistas da de Santa Izabel do Pará.
O Artitude também levou sua mensagem para os gestores de nossa cidade, abrindo diálogo sobre a colaboração do poder público com a causa cultural. Dessas discussões se iniciou a luta pela criação de um fundo municipal de cultura e de um conselho municipal de cultura, além de uma casa de cultura.